Bicicultura Floripa

Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo – é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras. É um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona.

Em 2023, o Bicicultura foi realizado em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, entre 15 e 19 de novembro. O evento teve lugar no Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Tema do Bicicultura Floripa

O tema escolhido para o Bicicultura Floripa 2023 é Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas, com a seguinte justificativa:
A bicicleta é democrática em todos os sentidos: está ao alcance de praticamente a toda população, independente da idade e condição econômica; e promove o acesso igualitário de cidadãos e cidadãs a todos os espaços sociais, tanto públicos quanto privados, tanto urbanos quanto rurais. A bicicleta é uma ferramenta importante para a qualidade de vida dos habitantes e para a sustentabilidade ambiental e, por isso, necessita ser defendida e promovida por todos os setores sociais.

Organizadoras do Bicicultura Floripa

O Bicicultura Floripa foi realizado pelas seguintes organizações da sociedade civil:

AmobiciAssociação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis

Com sede em Florianópolis/SC, é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2017 com a finalidade de promover o uso da bicicleta e outros modais sustentáveis, principalmente como meio de transporte.

ABC – Associação Blumenauense pró-Ciclovias

Com sede em Blumenau/SC, é uma organização da sociedade civil fundada em 1997 que envolve ciclistas, empresários e profissionais com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta para o transporte e o lazer e de defender os direitos dos seus usuários.

Bruxas da Bike

Com sede em Florianópolis/SC e surgido em 2017, constitui-se como um coletivo de mulheres que atua como uma rede de apoio para mulheres utilizarem a bicicleta como meio de transporte e lazer, promovendo o empoderamento e a sororidade. Defende o feminismo, a igualdade de gênero, o respeito à todas as cores e credos.

UCB União de Ciclistas do Brasil

Com sede em Brasília/DF, é uma organização da sociedade civil fundada em 2007 que congrega associações de ciclistas, ciclistas e outras entidades e pessoas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte,  nas regiões urbanas e rurais, assim como a mobilidade sustentável.

REALIZAÇÃO

APOIO