Douglas Oliveira, o Doug, tem duas paixões, que vive com dedicação: a bicicleta e a fotografia.
A bicicleta sempre esteve presente na vida de Doug, desde a infância, para brincar e ir à escola. Hoje ela é o seu principal meio de transporte, do trabalho (como Analista de Sistemas) à balada. Além disso, Doug é atleta de bike polo, com participação em várias edições do Campeonato Brasileiro da modalidade.
A união destas duas paixões define seu currículo de 12 anos de abordagem do trânsito e de seus agentes utilizando a linguagem fotográfica como instrumento de estudo e pesquisa: “sou fotógrafo e documentarista cicloativista”.
Toda sua produção é entregue para uso livre no seu portal Cicloativismo, que desde 2012 retrata o ativismo, o ciclismo e a mobilidade urbana. Doug diz que “meu objetivo é incentivar o uso da bicicleta e ajudar na melhoria da infraestrutura viária das cidades através da informação, dando visibilidade aos ciclistas e suas demandas com registros detalhados sobre o dia-a-dia no trânsito, esporte e lazer”.
Foi com esta mesma disposição que Douglas, já no formulário de inscrição do evento, declarou espontaneamente: “como fotógrafo vou cobrir o evento e gerar um documentário sobre a Bicicultura.”
Durante o encontro, esteve em todos os espaços, vivenciou e registrou, de vários ângulos, todas as principais atividades.
O resultado é pura arte: 2.564 fotos belíssimas, registros precisos, uma produção carregada de significado. Uma grande contribuição não apenas para o evento de Florianópolis, mas para toda a série de Biciculturas e para o cicloativismo no Brasil.
Com esta postagem, a Comissão Organizadora agradece o voluntariado de Douglas, recomenda seu trabalho para a comunidade e apresenta sua cobertura fotográfica do Bicicultura Floripa.
Conheça e contribua com o trabalho de Doug
- Site: Cicloativismo
- Redes sociais: Instagram ativista, Instagram pessoal, Facebook, Youtube, Twitter/X
- Selo de criação: @cambiofinal
- Colaboração espontânea: colabore com o Doug fazendo um PIX para cambiofinal@gmail.co