Florianópolis, a sede do Bicicultura 2023

A cidade

O município de Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina. Foi fundada em 1673 como Nossa Senhora do Desterro e ganhou seu nome atual em 1894. Segundo IBGE (2022), possui 574 mil habitantes. Possui uma parte continental (3%) e sua maior extensão está na Ilha de Santa Catarina (424 km2).

Conhecida pelas belas praias (mais de 100), Florianópolis oferece muito mais do que isso. A cidade tem várias áreas naturais protegidas por lei, totalizando 22 unidades de conservação, algumas de domínio Federal, geridas pelo ICMBio, algumas de domínio Estadual, geridas pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA e outras municipais, geridas pela Fundação do Meio Ambiente – Floram. 

A economia de Florianópolis é fortemente baseada na tecnologia da informação, no turismo e nos serviços. 

Floripa, como é conhecida, é um município cosmopolita, tem pessoas de várias partes do Brasil e do mundo e uma rica cultura popular que retrata essa miscigenação entre indígenas Guarani, açorianos (de sua colonização original), negros vindos de vários países da África, alemães, italianos e muitos outros que vieram mais recentemente nas últimas décadas, como os gaúchos, paulistas e argentinos.

Sua geografia é bem diversa e sua urbanização foi constituída de forma bastante descontrolada. Uma das características da cidade é a existência de diversas microcentralidades, constituídas por bairros separados uns dos outros – mas que, a cada dia, se aproximam e se fundem.

Movimento cicloativista

Florianópolis é umas das cidades precursoras do cicloativismo no Brasil. Sua importância vai além da defesa da ciclomobilidade local, servindo de referência para outras cidades do Brasil.

ViaCiclo

A Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis foi fundada em 2001 por cicloativistas locais, entre trabalhadores, estudantes e professores. A ViaCiclo realizou importantes atividades de pesquisa e incidência política, mantendo proveitosa relação com organizações internacionais. Durante sua existência, contou com a colaboração de programas universitários, como o Pedala Floripa, da UDESC. A ViaCiclo foi fundamental ainda para a criação da UCB – União de Ciclistas do Brasil (fundada em 2007) e para a realização do primeiro Bicicultura (Brasília, 2008). ViaCiclo foi encerrada oficialmente em 2016.

Bicicletada Floripa

A “coincidência organizada” daqui também foi uma das primeiras do Brasil e ocorreu com certa regularidade, nas tradicionais últimas sextas-feiras do mês, até cerca de 2010, tendo se desarticulado a partir daí, mais ou menos seguindo o fluxo do restante do Brasil. Em algum momento incorporou a proposta de chamar-se de Massa Crítica e sua rede social mantém ambos os nomes. A pedalada não ocorre há alguns anos, mas sempre tem alguém que ainda sonha que é possível retomar… Quem sabe no Bicicultura 2023?!

Amobici

A Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis é uma associação formalizada em 2017 e tem atuado desde então em inúmeros projetos e atividades educativas, de pesquisa e incidência política, dentre os quais se destacam o Fórum da Bicicleta de Florianópolis e as Campanhas Bicicleta nas Eleições. A Amobici tem representado ciclistas da cidade em espaços formais e atualmente ocupa vaga no Conselho Municipal de Transporte e na Comissão Pró-bici, instituído pela Prefeitura Municipal. A Amobici propôs e é uma das instituições que organiza o Bicicultura Floripa 2023. 

Bruxas da Bike

O grupo Bruxas da Bike nasceu em Florianópolis em novembro de 2017 com a intenção de unir mulheres que pedalam e promover o empoderamento e a sororidade em uma rede de apoio. Defendemos o feminismo, a igualdade de gênero, o respeito à todas as cores e credos, somos tudo isso junto e misturado e mais um pouco. Bicicleta e alegria. Grupo para trocas sobre bicicletas, mobilidade e feminismo! 🌻💚

Guerrilha Bike

O Guerrilla é um coletivo autônomo e sem fins lucrativos, criado entre amigos, com o objetivo de promover e facilitar o uso da bicicleta em Florianópolis/SC. Promove oficinas comunitárias para ajudar com pequenos ajustes nas magrelas e tiram aquelas dúvidas básicas sobre manutenção. Arrumam bicicletas para doação! Possuem a iniciativa também do Banco de Peças quem tem peças pode doar e quem precisa pode pegar à vontade. 

Ciclo Trilhas Floripa

O Ciclotrilhas é um movimento pela conservação de trilhas e legitimação do ciclismo de montanha na grande Florianópolis. O CicloTrilhas Floripa é um grupo de trabalho da AMoBici – Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis, desde 16 de dezembro de 2019. Organização voluntária, sem fins lucrativos, com o mandato de organizar eventos divertidos, promover o uso e manejo sustentável da nossa rede de trilhas e advogar em nome de nossos membros.

mobilidade, ciclovias e serviços em floripa

Para saber como deslocar-se de ônibus, onde está a rede cicloviária e quais restaurantes e bicicletarias podem ser encontradas nos arredores do Bicicultura, visite a página Assistência para Participantes.

REALIZAÇÃO

APOIO