Pedaladas – A bicicleta na educação

Pedaladas – A bicicleta na educação

← Voltar para a programação

Apresentações


Livro Bicicleta Amarela

Pedaladas_BicicletaEducacao_BicicletaAmarela1

Daniel Valença

  • Recife (PE)
  • A Ameciclo atua no fomento ao uso de bicicletas buscando a democratização das vias públicas. Temos como missão transformar a cidade, através da bicicleta, em um ambiente mais humano, democrático e sustentável.

O Livro Bicicleta Amarela foi idealizado em conjunto pela Ameciclo e Fluxo Studio e transformado em realidade através de financiamento colaborativo. Em uma sociedade imersa na cultura do automóvel, o projeto busca proporcionar uma ferramenta de iniciação das crianças no universo da bicicleta, para que conheçam outras referências de transporte desde a primeira infância.


Oficina de aprendizagem em escolas

Pedaladas_LuisPatricio_Educacao

Luis Patricio

  • Curitiba (PR)
  • Trabalha com Pedagogia Urbana desde 2009 desenvolvendo projetos de cunho educacional em escolas, espaços públicos e outros ambientes de aprendizagem.

O objetivo é apresentar um projeto iniciado em 2015 no Colégio SESI-PR. Durante um bimestre inteiro, 250 estudantes de ensino médio em 7 turmas estudaram sobre a ciclomobilidade em todas as aulas e disciplinas. Além da abordagem interdisciplinar, houveram atividades adicionais como aulas de mecânica, passeios, circuitos de trânsito e dinâmicas sobre o espaço público. Em 2016, a proposta foi expandida de 1 colégio para 16 colégios, consolidando a metodologia batizada de MAPA (Mobilidade Ativa Progressivo-Adaptativa).


Pedal Voluntário

Pedaladas_PedalVoluntario1

Lilian Frazao

  • São Paulo
  • O Pedal Voluntário, desde 2012, a cada dois meses faz mais do que só pedalar, tem um objetivo social em cada evento que realiza. Leva doações sempre de bicicleta à Instituições, ONGs, hospitais e comunidades. Já apresentaram coral em asilos e hospitais, já fizeram números de palhaços com crianças ou simplesmente já passaram tardes conversando com idosos em asilos.

A cada passeio, uma ONG diferente. E para este encontro no Bicicultura, contará sua ação em Bertioga, litoral de São Paulo, onde propôs à uma escola, um concurso na aula de artes com o tema bicicleta, terminando na entrega do prêmio, onde, junto com os ciclistas de Santos, levou uma bicicleta à aluna vencedora. A organização do grupo e escolha das ONGs ficam a cargo das fundadoras Debora Wills e Lilian Frazao, ambas ciclistas e viajantes de bike, que estarão presentes ilustrando o evento.


Bicicleta na escola para alem do resgate cultural

Pedaladas_BicicletaNaEscola_AnaDestri

Ana M. N. Destri

  • Florianópolis (SC)
  • Professora de Educação Física, Bike Anjo, ViaCiclo, idealizadora e coordenadora do Projeto Bicicleta na Escola da cidade de Florianópolis.

Farei um resgate dos caminhos percorridos para chegar até as escolas municipais de Florianópolis, desde o seu nascimento até os dias atuais. Relatando as dificuldades e superações na implantação, perpassando pelas formações com multiplicadores, bem como as atividades desenvolvidas e metologia utilizada com as crianças nas unidades de ensino.


Projeto Bicicleta e Mobilidade Urbana

Pedaladas_Educacao_Cervantes2

Newton Santos Cheberle

  • São Paulo (SP)
  • Licenciado em Ed. Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba-SP (1989). Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola, pela USP (2013). CREF - 4 129593-G/SP, professor de Educação Física e colaborador do projeto Bicicleta e Mobilidade Urbana do Colégio Miguel de Cervantes.

A apresentação do Projeto “Bicicleta e Mobilidade Urbana”, realizado com os alunos do Colégio Miguel de Cervantes (SP), busca mostrar a importância da bicicleta como um meio de transporte viável, capaz de interagir eficientemente com todas as outras formas de mobilidade urbana, além de proporcionar a melhoria da saúde e do meio ambiente e ajudar a promover a inclusão social. Explicaremos as razões que incentivaram a criação do projeto, a dinâmica das aulas (práticas e teóricas), as experiências relatadas e vividas e seus respectivos resultados. Mostraremos fotos e imagens que ilustram diversos momentos do projeto. Por fim, acreditamos ser importante ressaltar que o projeto baseia-se na importância de alunos viverem e, sobretudo, experimentarem a cidade a partir da bicicleta.

Horários(1)