Palestra Magna 1: Momento de Opressão

← Voltar para a programação

Palestra 1: Momento de Opressão – Perspectivas e desafios diante do cenário político de perda de direitos e ampliação das desigualdades na mobilidade.

Leo Vinicius Maia Liberato
Organizou, sob pseudônimo Ned Ludd, os livros “Apocalipse Motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído” (Conrad, 2004) e “Urgência das Ruas” (Conrad, 2002). Participou das Bicicletadas (Massa Crítica) em Florianópolis nos seus primeiros anos e do Movimento Passe Livre em Florianópolis de 2004 a 2007. É Doutor em Sociologia Política pela UFSC, com a tese posteriormente publicada sob título “Antes de Junho: rebeldia, poder e fazer da juventude autonomista” (Em Debate, 2014). Tem acompanhado atentamente o cenário político e social brasileiro nesses últimos anos, tendo participado ativamente desde maio de 2016 de campanhas e redes de ação direta em Florianópolis contra as perdas de direitos e retrocessos sociais.

Carmen Susana Tornquist
Mestre um Sociologia Política, Doutora em Antropologia Social e Pós-Doutora em Ciências Humanas na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde atua no departamento de Geografia e no programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento socio-ambiental. Ciclista como forma de mobilidade, apoiadora das organizações de ciclistas locais, participa da Bicicletada. Pesquisas desenvolvidas nas áreas de mobilidade ubana, gênero, cultura popular e movimentos sociais. Atuante sindical, militante do Movimento Feminista. Ativista e assessora de movimentos sociais urbanos, ecologistas e de educação popular. Publicações nas áreas de organização socioespacial urbana, gênero e cultura popular, ética e política, direitos reprodutivos. Carmen Susana participa, opina e estuda cenário político brasileiro. Possui sólidos conhecimentos acadêmicos e ao mesmo tempo atuante nos movimentos sociais, credenciando-se com conhecimento, interesse e condições de contribuir para a contextualização do cicloativismo como movimento de transformação social. Mora em Florianópolis/SC. Currículo Lattes.

Event Hours(1)

  • Teatro Apolo (Qui)

    14h00 – 16h00

    Carmen Tornquist e Leo Liberato