Escolha uma Página

EDITAL DE CHAMAMENTO 2ª MOSTRA DE VÍDEOS BICICULTURA

 

I – APRESENTAÇÃO

A 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura pretende demonstrar um panorama atual da produção audiovisual nacional sobre a temática BICICLETA e é uma das inúmeras atividades propostas para o evento Bicicultura 2017 (Recife-PE), idealizado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, organizado pela Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife e produzido pela Sobrado423.

 

II – LOCAIS E DATAS

A 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura acontecerá no Recife entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017.

 

III – FINALIDADE E OBJETIVOS

A 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura é uma mostra de caráter competitivo, que tem por escopo:

  1. divulgar de forma audiovisual a cultura do uso da bicicleta;
  2. estimular a participação de profissionais e/ou amadores de comunicação audiovisual para criação de uma identidade audiovisual nacional sobre a bicicleta;
  3. criar espaço institucional positivo para a perpetuação da Mostra Bicicultura;
  4. gerar uma agenda positiva para a participação da sociedade civil nas discussões sobre mobilidade por bicicleta;
  5. reforçar os valores do evento Bicicultura, que são o direito à cidade, cidades para pessoas, direitos humanos, sustentabilidade socioambiental e equidade social, econômica, étnica e de gênero.

A REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS” é o título-conceito da 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura, buscando fomentar o uso da bicicleta em diferentes enfoques, contribuindo para uma visão abrangente sobre o importante papel que a bicicleta desempenha na sociedade.

 

IV – DAS SESSÕES DE CATEGORIAS

As categorias para inscrição dos trabalhos, agrupada em Sessões de Curadoria, são as seguintes:

  1. Sessão Cicloativismo: Trará um panorama de ações de engajamento da sociedade civil organizada (ou manifestações individuais) com destaque para a relação dos movimentos cicloativistas com a cidade.
  2. Sessão Cultura da Bicicleta: Deverá ilustrar de modo contemporâneo e amplo o universo das iniciativas e da cultura atual em torno do conceito estético ciclístico nas cidades.
  3. Sessão Horizontes: Sugere mostrar um universo além das cidades englobando atividades como esportes, lazer, competições e/ou cicloturismo.
  4. Sessão Documentários: Deverá alinhar temas de interesse civil para o uso da bicicleta em diferentes setores da sociedade.

Estão aptas a participar ANIMAÇÕES, mas que não terão uma sessão específica para tal, devendo caber dentro das categorias já pré-estabelecidas acima.

 

V – DOS MODOS E CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

O vídeo inscrito NÃO NECESSITARÁ INEDITISMO, contanto que respeite os critérios definidos nos itens IV e V deste EDITAL.

Poderá inscrever-se na 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura qualquer proponente PESSOA FÍSICA de nacionalidade BRASILEIRA ou ESTRANGEIRA.

O vídeo inscrito deverá ter sido captado e/ou realizado e produzido em TERRITÓRIO NACIONAL BRASILEIRO.

Cada proponente poderá inscrever até 3 (três) vídeos, desde que em SESSÕES de CATEGORIAS DIFERENTES.

Serão aceitas para a exibição apenas cópias em formato digital. O vídeo deverá RESPEITAR PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS como Formato, Tamanho e Duração estipulados e definidos abaixo:

  • Formato:
    • Resolução: Os vídeos deverão ser enviados preferencialmente em resolução Full HD 1080p (1920×1080 pixels, progressivo), mas também serão aceitos vídeos em resolução HD 720p (1280×720 pixels, progressivo).
    • Os vídeos devem estar codificados com o codec de vídeo H.264 e estar dentro das taxas de frame mais comuns como 23.976 fps, 24 fps, 29.97 fps ou 30 fps. Codecs de áudio podem ser AAC ou PCM.
    • São preferíveis, mas não excludentes, as extensões .mov, .avi, .mp4, .mkv ou .mpg. Formatos não permitidos são os específicos para Windows, como WMV e similares.
  • Duração: Os vídeos submetidos deverão ter, já incluídos os créditos iniciais ou finais, a duração de:
    • até 10 (dez) minutos de projeção para as Sessões de Curadoria “Cicloativismo”, “Cultura da Bicicleta”, “Horizontes”;
    • até 20 (vinte) minutos de projeção para a Sessão de Curadoria “Documentário”.
  • Tamanho de arquivo: Os vídeos não poderão ultrapassar o tamanho de 3GB (três gigabytes), mesmo os enviados por pendrives. A exceção são os vídeos da categoria “Documentário”, que poderão chegar a 5GB (cinco gigabytes).

 

VI – PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

A inscrição para os vídeos é gratuita e deverá ser feita da seguinte forma:

  1. Preencher a ficha de inscrição no site do Bicicultura 2017, neste endereço – na ficha, será necessário informar um link para a visualização online do filme (ex. link no YouTube ou Vimeo);
  2. Ao receber o email de confirmação de envio com os dados da inscrição, assinar a linha correspondente relativa às “Disposições Legais”;
  3. Enviar uma cópia digital do vídeo em alta resolução para exibição junto com uma cópia assinada da ficha de inscrição. Este envio deve ser feito via internet (ver abaixo). A cópia assinada da ficha de inscrição pode estar em formato PDF ou de imagem, desde que em boa resolução (JPG, PNG ou similares), e deverá ser enviada junto com o arquivo do vídeo.

Para envio de cópias digitais via internet, recomendamos os serviços WeTransfer para arquivos de até 2 GB de tamanho, ou o MyAirBridge para arquivos maiores de 2GB de tamanho. A cópia assinada da ficha de inscrição deve ir junto com o vídeo enviado. Enviar para o email mostradevideos@bicicultura.org.br.

Serão considerados inscritos apenas os vídeos recebidos pela organização do festival junto com a cópia da ficha de inscrição e enviados até a data limite, abaixo. Vídeos enviados ou entregues fora dos prazos determinados e/ou que não apresentarem todos os requisitos solicitados não terão sua inscrição validada.

 

VII – DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES

As inscrições (preenchimento de ficha de inscrição e envio de cópia digital para a exibição) devem ocorrer até às 23h59 do dia 27/08/2017.

 

VIII – DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS TRABALHOS

Os CRITÉRIOS definidos para a seleção dos vídeos são:

  1. Aderência ao tema principal de conceito da 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura: “A REVOLUÇÃO DAS BICICLETAS’’;
  2. Aderência aos temas propostos nas “Sessões de Curadoria”, pré-definidas no item IV deste EDITAL;
  3. Respeito à duração do vídeo para até 10 (dez) minutos em todas as categorias, exceto na categoria “Documentário”, cujos vídeos poderão ter até 20 (vinte) minutos de duração;
  4. Respeito às qualidades:
    • CINEMATOGRÁFICAS elegíveis como: argumento/ roteiro / ritmo / direção/ edição / tratamento pictórico;
    • TÉCNICAS como tratamento de som e imagem, bem como as especificações já descritas no item IV deste edital.

 

IX – DA COMISSÃO JULGADORA

  1. A Comissão Julgadora será formada por profissionais do meio audiovisual reconhecidamente CICLISTAS e/ou por membros associados Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife.
  2. A Comissão Julgadora selecionará quantos vídeos julgar necessários para a exibição e programação da Mostra levando em conta os critérios já definidos.
  3. A Comissão Julgadora é soberana em suas decisões, sobre as quais não caberão recursos de qualquer espécie.
  4. Integrantes desta Comissão Julgadora não poderão participar com trabalhos próprios nesta mesma edição da Mostra.

 

X – DA PREMIAÇÃO

A 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura premiará os trabalhos melhores avaliados com o Troféu Bicicultura 2017. Os vencedores que por algum motivo não conseguirem comparecer a premiação, receberão a láurea via Correiros.

 

XI – DA CONVOCAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS

Os trabalhos selecionados para a Mostra serão divulgados no website e mídias sociais do Bicicultura 2017 até a data de 01/09/2017, oficializando sua participação na programação. A inscrição automaticamente autoriza a exibição e a divulgação dos trabalhos. Cada participante fica responsável por seu deslocamento e hospedagem durante a mostra, eximindo o Bicicultura 2017 de qualquer ônus.

 

XII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

  1. O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição na 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos. A participação na Mostra implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento.
  2. O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, autorizar a publicação e divulgação dos vídeos submetidos na íntegra e/ou em parte como acervo da Mostra de Vídeos Bicicultura e a divulgação das imagens e sons nas mídias do evento.
  3. Os inscritos declaram-se automaticamente cientes do conteúdo completo deste EDITAL.
  4. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail mostradevideos@bicicultura.org.br ou pelo Facebook do Bicicultura 2017.

 

Endereço do formulário de inscrição

Este é o link para o Formulário de Inscrição para a 2ª Mostra de Vídeos Bicicultura, onde todas as inscrições devem ser feitas até às 23h59 do dia 27/08/2017. A versão em PDF deste edital pode ser baixada neste link.